DELIM GÁS

DELIM GÁS

28 de agosto de 2015

Campanha Setembro Dourado alerta para o Diagnóstico do Câncer Infantojuvenil

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte. Frente a essa realidade, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), o Hospital Infantil Varela Santiago e a Liga Norte Riograndense contra o Câncer, contando com a parceria da Prefeitura do Natal, realizam durante o próximo mês a Campanha Setembro Dourado, visando conscientizar a sociedade quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Neste ano, as ações começam nesta quinta, 27/08, com reunião da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Natal, presidida pela vereadora Júlia Arruda (PSB), autora da Lei Nº 6.540, que instituiu no Calendário Oficial de Eventos do Município do Natal o "Setembro Dourado". No dia 01/09, às 9h, vai acontecer um Ato Solene com o lançamento oficial da Campanha pelo Prefeito Carlos Eduardo Alves, no salão nobre da Prefeitura do Natal. No decorrer do mês acontecerão cinco ações nas quatro regiões administrativas da capital potiguar, das 8 às 15h, dia 04/09 - Felipe Camarão, 11/09 - Cidade Satélite, 15/09 - Pompéia, 22/09 - Rocas e dia 25/09 - Vale Dourado, com atividades educativas, de cidadania e de lazer. Também no dia 18/09 - Dia Nacional de conscientização e incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (câncer no olho) - haverá panfletagem e distribuição de adesivos nos shoppings Midway Mall, Natal Shopping, Partage Norte Shopping e Praia Shopping. O encerramento da Campanha será no domingo 27/09 com ações recreativas e de mobilização sobre o "Diagnóstico Precoce", das 9 às 18h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. As ações contarão com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Cultura (Secult), Educação (SME), Serviços Urbanos (Semsur) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura do Natal.

Durante a campanha, serão distribuídos 300 mil panfletos, 10 mil cartazes, 10 mil adesivos de carro e 1000 adesivos de vitrine. Monumentos como a Ponte Newton Navarro, o Viaduto da Prudente de Morais, a Ponte de Igapó, o Pórtico dos Reis Magos e o Palácio Felipe Camarão serão iluminados na cor amarela na segunda e quarta semana do mês e seis laços dourados serão distribuídos nos principais corredores da cidade, tudo para chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

O objetivo principal da campanha é conscientizar quanto a existência do câncer entre crianças e adolescentes. As ações educativas e preventivas visam divulgar os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas, visto que dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado. 

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), mas, existem outros tipos de câncer nessa faixa etária. Atualmente a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infantojuvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim sendo, pais, avós, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças, devem estar atentos a esses sinais e sintomas.

Principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil
Sinais e sintomas como dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas de alerta que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame por um especialista. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, visto que quando um caso de câncer infantil é diagnosticado precocemente as chances de cura ficam em torno de 70%.

Setembro Dourado 2015
27/08 - Frente Parlamentar na Câmara Municipal - 9h

01/09 - Lançamento Oficial da Campanha na Prefeitura do Natal - 9h
Ação educativa, de cidadania e lazer nas regiões administrativas de Natal:
Dia 04/09 - Oeste I - Felipe Camarão
Dia 11/09 - Sul - Satélite
Dia 15/09 - Norte I - Pompéia
Dia 22/09 - Leste - Rocas
Dia 25/09 - Norte II - Vale Dourado

18/09 - Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma  - Panfletagem e distribuição de adesivos nos shoppings

27/09 - Domingo no Parque da Cidade
Ações recreativas e de mobilização sobre o "Diagnóstico Precoce"

Contatos:
Casa Durval Paiva: Sandra Cerqueira - 99981-3474/ 98865-5919/ 99622-4544 sandracerqueira@hotmail.com
Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC : Daniel Herrera 998149-4744 institucional@gaccrn.org.br
Hospital Infantil Varela Santiago: Ariadne Monteiro 99908-8777/ Bia Pires 99132-3654/ Milena Martins 99985-1912  contato@extracomunicacao.com.br
Liga Norte Riograndense Contra o Câncer: Diogo Damásio - 98872-1055 diogo@oficinadanoticia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário