DELIM GÁS

DELIM GÁS

27 de agosto de 2015

Novas regras na definição de políticas públicas para o turismo nos Municípios

Os Municípios terão critérios para a definição de ações que impulsionem o turismo. A categorização visa aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.
Os critérios serão definidos a partir de variáveis de desempenho econômico como o número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. O Ministério do Turisomo (Mtur) vai agrupar os 3.345 Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro em cinco categorias, de A até E.
A categoria A representa os Municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Nessa classificação estão inseridos 51 Municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. O agrupamento concentra destinos turísticos tradicionais de nove estados brasileiros como Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO). O grupo responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional.
Destino de estrangeiros
O grupo B tem 167 Municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas pelo Ministério do Turismo. Eles são destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos os grupos A e B, representados por 218 Municípios, respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional.

Já o grupo C, com 504 Municípios, representa 15% do total avaliado. O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou 78% do conjunto avaliado concentram-se nos grupos D e E, que reúne Municípios de menor fluxo de turistas e empregos formais no setor. A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de Municípios, seja possível facilitar apoios adequados a cada um deles.
Acesse aqui o o mapa interativo sobre categorização do Turismo Brasileiro
Clique aqui para informações sobre a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário