DELIM GÁS

DELIM GÁS

14 de setembro de 2015

Em reunião com Arcebispo, Governador confirma apoio à celebração aos mártires de Cunhaú e Uruaçu

O Governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta segunda-feira (14) com o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha para tratar da programação das celebrações aos mártires de Cunhaú e Uruaçu, que acontece no período de 20 de setembro a 3 de outubro próximos.
O encontro aconteceu na residência oficial do arcebispo, no Centro da Cidade, em Natal e contou com a participação dos padres Chagas (vigário especial da região urbana), Murilo (pároco de Parnamirim) e Júlio César (pároco de Candelária), e o deputado estadual José Dias.
O Governo do Estado apoia a realização da festa religiosa em homenagem aos mártires - que também são os padroeiros do Rio Grande do Norte - com a infraestrutura de tendas, geradores de energia e som.
Na reunião ainda ficou definida a realização de um novo encontro entre o Governador e as autoridades religiosas para tratar da situação hídrica do Estado.
Robinson Faria afirmou que a festa religiosa dos mártires “está se consolidando como uma das mais tradicionais do Estado e integra a programação do turismo religioso, atividade econômica que vem crescendo e deve ser valorizada”.
O dia 3 de outubro é feriado no Rio Grande do Norte. Os mártires foram católicos assassinados por holandeses em 1645. Mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos; destes, 30 foram martirizados pelo papa. O primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, em Canguaretama; O segundo em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante. A celebração para beatificação dos mártires ocorreu no ano 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário