DELIM GÁS

DELIM GÁS

7 de setembro de 2015

FEMURN debate questão hídrica do Seridó em Encontro de Prefeitos

Reunião entre prefeitos e autoridades pretende traçar soluções para os problemas da seca. Propostas serão incluídas no Orçamento Geral do Estado.
Com o tema "A crise hídrica e suas consequências econômicas e sociais para o Seridó", a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), dará continuidade, no próximo dia 11 de setembro, ao Encontro Regional de Prefeitos. O evento será realizado na cidade de Acari, a partir das 8h30, no Clube Municipal, e deve contar com a presença de 25 gestores municipais que priorizarão debates sobre o desabastecimento e o colapso d’água que afeta as cidades da região.   
O Encontro Regional de Prefeitos do Seridó está sendo promovido em parceria com a Associação Regional dos Municípios da Micro Região do Seridó  Ocidental (ANSO), e a Associação dos Municípios do Oeste (AMS). A programação será iniciada às 8h30, com o credenciamento. A partir das 9h, o presidente da ANSO e prefeito de Acari, anfitrião do evento, Isaias Cabral, juntamente com o presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, farão à abertura.
Para discutir o tema e apresentar propostas de solução, a FEMURN está convidando o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França; o Comandante da Defesa Civil do Estado, Coronel Eliseu Dantas e representantes do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), e do Batalhão de Engenharia do Exército.
"A situação dos municípios do Seridó ficou ainda mais complicada com a suspensão do abastecimento d’água em Acari e Currais Novos, por causa do baixo volume do Açude Gargalheiras. Com isso, já são 11 cidades em colapso d’água. Precisamos unir forças, para viabilizar ações concretas e imediatas para os municípios, e faremos isso no nosso Encontro. Os prefeitos vão expor as autoridades presentes a situação e cobrar medidas que sanem o prejuízo que a crise hídrica tem deixado, principalmente, no contexto econômico e social da região", destaca Francisco José Júnior.
O Encontro Regional do Seridó faz parte de uma agenda coordenada pela FEMURN que está percorrendo todas as regiões do Estado. As propostas consensuais serão inseridas em documento a ser entregue pelos prefeitos ao Governo Estadual para inclusão no Orçamento Geral do Estado. A Federação dos Municípios espera que o documento sirva como norte para a adoção das políticas públicas governamentais. "Estes encontros regionais de prefeitos são importantes para fortalecer os municípios e a região. A ideia é contribuir para impulsionar o desenvolvimento das cidades", destaca Francisco José Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário