DELIM GÁS

DELIM GÁS

26 de outubro de 2015

Deputados articulam audiência entre vereadores de Macau e governador

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), recebeu uma comissão de vereadores de Macau nesta segunda-feira (26) que pediu apoio da Casa em busca de soluções para amenizar os efeitos da seca na região. Na ocasião, Ezequiel intermediou uma audiência entre os vereadores e o governador Robinson Faria (PSD). A reunião ficou marcada para esta terça-feira, às 15h, na Governadoria.

“Os vereadores têm nosso apoio na busca por uma solução para a região que sofre com os efeitos da seca. O governador vai nos receber amanhã para debatermos o assunto e encontrarmos alternativas. Esse é um assunto que discutimos diariamente na Assembleia Legislativa”, destacou o presidente.


Os vereadores da região salineira expuseram as dificuldades encontradas em Macau em decorrência da seca. O vereador Oscar Paulino (PMDB), vice-presidente da Câmara de Macau, destaca que uma das soluções para amenizar os efeitos da estiagem é a perfuração de poços. “Essa seria uma solução em curto prazo”, afirma.

O representante da sociedade civil, Rodrigo Aladim, fez um apelo em nome da população. “A situação é crítica e a região já atingiu o índice de colapso total de água. Além da perfuração de poços, uma solução em longo prazo seria a construção de uma adutora de engate rápido. Pedimos também que seja feita uma fiscalização da água fornecida pela Caern. A água é barrenta”, destacou o advogado.

O deputado George Soares (PR), também presente na reunião, apresentou algumas alternativas encontradas através de estudos da Frente Parlamentar da Água. Em relação à Termoaçu, o deputado disse que a usina tem um consumo elevado e teria condições, de com recursos próprios, fazer um poço para se utilizar da própria água, deixando a captação chegar a Macau e Pendências.

“Outra alternativa seria em relação ao Projeto de Irrigação do Baixo-Açu, o Diba, que também tem consumo elevado, mas é produtivo. Os poços já estão sendo perfurados para diminuir o consumo do Diba da barragem armando Ribeiro Gonçalves. Vamos levar ao governador alternativas viáveis e baratas, de órgãos que já tem recursos para solucionar o problema da região e redondezas”, disse o deputado George.

Estiveram presentes também na reunião, os deputados estaduais Álvaro Dias (PMDB) e Ricardo Motta (PROS) e o deputado federal Rafael Motta (PROS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário