DELIM GÁS

DELIM GÁS

17 de novembro de 2015

Faleceu um dos maiores guardadores da História Oral de Carnaúba dos Dantas, o senhor Tota Azevedo

Faleceu na noite de ontem (16), em sua residência, em Carnaúba dos Dantas, um dos maiores guardadores da história oral do município, o senhor Antonio Afonso de Azevedo, mais popularmente conhecido como Tota Azevedo, aos 93 anos de idade.

Quem conversava com Tota Azevedo, teve a oportunidade de conhecer a nossa querida Carnaúba dos Dantas sob todos os aspectos: políticos, econômicos, geográficos e históricos, dentre tantos outros. Era uma verdadeira biblioteca da história oral que guardava na sua memória inúmeras histórias que foram repassadas oralmente a quem o procurava.

Tota Azevedo, para quem ainda não sabe, foi vereador de Carnaúba dos Dantas em uma época onde os representantes do povo no legislativo eram escolhidos e indicados através das famílias. Isso se verifica, por exemplo, que havia representantes das famílias Dantas, Azevedo, Cândido, Vítor, dentre outras, na Câmara Municipal.

O ilustre Carnaubense foi vereador e suplente de vereador nos seguintes períodos:

Eleição de 03/10/1958 - eleito 1º suplente de Vereador (UDN), com 35 votos;
Eleição de 07/10/1962 - eleito 1º suplente de Vereador (UDN), com 28 votos;
Eleição de 15/11/1966 - eleito Vereador (ARENA), com 52 votos;
Eleição de 15/11/1972 - eleito 1º Suplente de Vereador (ARENA), com 29 votos.

Tota Azevêdo serviu ao Exército Brasileiro no período da 2ª Guerra Mundial, quando ingressou nas forças armadas em 1943 indo até o fim do embate, em 1945. Infelizmente, Tota Azevedo não conseguiu a aposentadoria, pois segundo o próprio me informou a lei só dá direito a aposentadoria de ex-combatente ao brasileiro que atuou na guarda da costa brasileira ou foi para a Itália.

A morte de Tota Azevêdo tem um significado especial: a perda inestimável de quem conhecia como poucos a história da nossa querida Carnaúba dos Dantas.

Texto e fotos: Tota de Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário