DELIM GÁS

DELIM GÁS

4 de dezembro de 2015

Eleição do Conselho Estadual da Pessoa Idosa vai escolher novos representantes

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa abriu processo eleitoral para renovação das sete entidades não governamentais que o compõem, para mandato de dois anos (2016/2018). As inscrições serão realizadas de 7 a 10 dezembro, das 9h às 11h30, na Casa da Cidadania, na avenida Campos Sales, 481, Petrópolis. O regimento eleitoral com todas as informações necessárias está publicado no Diário Oficial do Estado de 2 de dezembro.

Segundo a presidente da Comissão Eleitoral e vice-presidente do Conselho, Ana Lígia Dias, este processo eleitoral é importante para o desenvolvimento das políticas públicas de apoio ao idoso.“

A violência pode ser física, psicológica, mas também abuso financeiro. Não só a família muitas vezes fica com todo o dinheiro da aposentadoria. Há denúncias de instituições, onde os idosos moram, que ficam com todo o rendimento deles. A legislação determina que esses locais só podem recolher até 70% para o custeio da permanência e os 30% restantes é para uso do próprio idoso”, explica Ana Lígia.

Para coibir práticas como esta, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa participa da Comissão Permanente, junto com o Ministério Público, Sethas-RN e demais entidades, para fiscalizar e monitorar as Instituições de Longa Permanência para Idosos, os abrigos, em todo o Rio Grande do Norte.

Segundo Ana Lígia, as denúncias de violência podem ser feitas pelo telefone no Dique 100, na Promotoria da Pessoa Idosa e na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, localizada na avenida Coronel Estevam, Alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário