DELIM GÁS

DELIM GÁS

18 de março de 2016

Adutora do Alto Oeste: 13 municípios terão abastecimento normalizado em junho

A partir de junho deste ano, dez municípios da região Oeste já estarão com o abastecimento de água normalizado em suas residências, pois as obras do subsistema da adutora do Alto Oeste, que faz captação no açude Santa Cruz já se encontram com um percentual de execução de 98%. 

Concluída por completo, o impacto da obra será muito positivo diretamente nas cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias e indiretamente nos municípios de Martins, Serrinha dos Pintos e Viçosa.


De acordo com o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, a região do Alto Oeste é a mais castigada com essa estiagem e por isso está tendo uma atenção especial por parte do Governo do Estado. “Na reunião de quarta-feira (16), o Governador Robinson Faria pediu uma união de forças para que essa obra seja concluída o mais rápido possível” disse ele.

O secretário informou ainda que a estação elevatória número 2, do sistema adutor, localizada no município de João Dias, está sendo energizada a partir de hoje (18) e que isso vai permitir que o abastecimento em Umarizal, Riacho da Cruz e Olho D’água dos Borges, já entre em fase de testes, a partir da semana que vem.

Mairton também explicou que a adutora já funciona parcialmente porque a Semarh liberou a Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos do RN (Caern) para começar a operar o sistema em alguns municípios que se encontravam em colapso total de abastecimento de água. “A estação elevatória 1, localizada em Apodi, já está em funcionamento e atendendo, em fase de testes, os municípios de Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Itaú, Taboleiro Grande e a Zona Rural de Severiano Melo” finaliza Mairton.

A Adutora do Alto Oeste vai abastecer 26 municípios da região, beneficiando com água de qualidade 208 mil pessoas. Ela é composta por dois sistemas independentes. O sistema que faz captação na Barragem de Pau dos Ferros já foi concluído, mas ainda não está funcionamento porque o reservatório se encontra totalmente seco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário