DELIM GÁS

DELIM GÁS

6 de fevereiro de 2017

Dia Mundial do Câncer: entidades médicas alertam para prevenção da doença

O câncer é a segunda causa de morte no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2016 e 2017, dos quais cerca de 180 mil serão de pele não-melanoma. Os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres também serão os mais frequentes.

No dia 4 de fevereiro, foi celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Por isso, nesta data, entidades médicas alertam para ampliação de campanhas para o diagnóstico precoce da doença e que a população não negligencie os sintomas.

No próximo dia 10, de acordo com o Ministério da Saúde será lançado no Inca a campanha deste ano, que tem como tema o combate ao câncer infanto-juvenil. Será divulgado estudo que, pela primeira vez, trará dados sobre a incidência do câncer e principais tumores na faixa etária de 5 anos a 19 anos. O ministro irá inaugurar ainda a ala de pediatria oncológica do Inca.

Prevenção

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para algumas medidas que podem ser adotadas para evitar o surgimento de tumores. Entre as ações individuais estão: alimentação saudável, não fumar, não consumir álcool em excesso e ter uma atividade física regular. As estratégias coletivas vão desde a promoção de hábitos saudáveis no ambiente de trabalho, como subir escadas para diminuir o peso e evitar o consumo de cigarro.

Agência CNM com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário