DELIM GÁS

DELIM GÁS

18 de março de 2017

Papa Francisco fará viagem ao Egito para se aproximar de igreja copta

Folha de São Paulo - O Vaticano confirmou neste sábado (18) que o papa Francisco fará uma visita ao Egito nos dias 28 e 29 de abril.

"Acolhendo o convite do presidente da República, dos bispos da Igreja Católica, de sua santidade Papa Teodoro II e do Grande Imã da Mesquita de Al Azhar, Ahmed al-Tayeb, Sua Santidade Papa Francisco fará uma viagem apostólica na República Árabe do Egito nos dias 28 e 29 de abril de 2017, visitando a cidade do Cairo", disse o porta-voz da Santa Sé, Greg Burke.

Segundo Burke, o programa detalhado da visita será divulgado "em breve", mas o objetivo da viagem são as questões inter-religiosas.

"São três os elementos dessa viagem: pastoral, ecumênico —já que a igreja copta é a maior igreja cristã do Oriente Médio— e naturalmente inter-religioso", disse aos jornalistas.

Isso se deve, conforme Burke, a "particularidade" do convite ter partido de quatro esferas diferentes da vida no Egito, vindos do presidente Abdel Fattah al-Sisi, da igreja católica local, da igreja copta e da Universidade de Al Azhar, a maior instituição do islã sunita.

Já o porta-voz de al-Sisi, Alaa Youssef, também se manifestou oficialmente após o anúncio do Vaticano e disse que o "Egito acolhe com favor essa visita que contribuirá a radicar a mensagem ao Islã baseado na tolerância e no diálogo entre todas as religiões e a renunciar à linguagem da violência e do extremismo".


Youssef ainda ressaltou a "grande estima do presidente Sisi pelo Papa do Vaticano, por seu valor, as suas posições sobre os problemas internacionais, os seus nobres valores que o presidente já havia constatado no encontro entre eles em novembro de 2014".

A visita coincide com as celebrações dos 70 anos das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário