DELIM GÁS

DELIM GÁS

24 de maio de 2017

Casais de Acari e Carnaúba dos Dantas oficializam uniões civis em casamento coletivo do TJRN

O Municipal Clube de Acari recebeu na manhã desta quarta-feira (23), 59 casais da cidade e da vizinha Carnaúba dos Dantas para o casamento comunitário do Tribunal de Justiça do RN. Este é o segundo deste ano, promovido pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN. A meta é superar os 3 mil em 2017. A celebração foi presidida pelo juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Cível de Currais Novos.

O prefeito de Acari, Isaías de Medeiros Cabral, disse estar satisfeito em saber que seu município pode receber os projetos do TJRN. "Além do casamento comunitário, trouxemos também o Justiça e Escola, que vamos sediar em junho", enfatizou o governante da cidade.

A fala do prefeito foi complementada pela secretária de Ação Social de Acari, Nara Luíza Medeiros. “Parabenizo o TJ em realizar projeto de alcance social tão relevante, beneficiando pessoas com renda de até dois salários mínimos”, salientou a secretaria. O casamento civil comunitário não tem custos para os noivos desempregados ou que recebam até dois salários mínimos, facilitando o acesso àquelas pessoas que não têm condições de custear o processo de casamento.

Gilson Dantas, prefeito de Carnaúba dos Dantas, lembrou que o trabalho de conscientização dos casais começa com a conscientização dos noivos, familiares e padrinhos. Ele lembrou das palestras do projeto "Conheça seu Direito", promovido pelo Naps sempre na véspera do casamento comunitário.

Rossini Pimentel, coordenador de casamentos do Naps e responsável pelas palestras, disse durante a cerimônia que "o casamento é o maior bem que podemos ter na vida", uma decisão que para ele é tão importante que só pode se alicerçar no amor.

Noivos
Com 45 anos de vida em comum, o casal Maria de Lourdes Medeiros, 61, dona de casa, e José Eusébio Júnior, caminhoneiro, resolveram aproveitar a oportunidade oferecida pelo TJRN e o Naps, oficializando sua união estável. Eles têm dois filhos e três netos. Eusébio e Maria, como eles mesmos dizem, "já eram casados no padre". E a esposa faz questão de reforçar este amor. "Somos unidos. Ele é meu pai, minha mãe".

Ter sofrido um acidente e precisar usar uma perna mecânica não impediu Linauro Fernandes de ser feliz. Há 18 anos, encontrou o amor de Márcia Câmara, funcionária pública, relação que trouxe mais uma razão, a filha. “Tudo tem sua hora, casamos na Igreja e hoje chegou o dia de casar no civil”, observa o marido. Souberam do casamento pelas redes sociais. Para a esposa, o dia de casamento comunitário no Clube Municipal de Acari, a cidade dos dois, significa a renovação do casamento. "É um momento único para celebrar quem a gente ama", afirma Márcia.

Jovens ainda, Pablo Diego, 23, e Jéssica Santos, pareciam um casal de artistas de cinema. Não faltou produção, boa roupa nem tampouco a presença da pessoa mais importante para eles, a filha Laís. Evangélicos, prometem que vão casar na Igreja no mês que vem. "Aí completamos nossa união, na lei de Deus e na lei dos homens", dizem quase ao mesmo tempo.
Saiba mais

O Núcleo de Ações e Programas Sociais (Naps) tem como meta promover este ano 3.300 casamentos civis gratuitos, dentro das comemorações pelos 125 anos de criação do TJRN, celebrado no próximo dia 4 de julho, e dos 10 anos de existência do Naps. Amanhã, Cruzeta recebe o evento, que acontecerá no Clube Municipal, às 8h, também com presença de 100 casais.

Fonte: TJRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário