DELIM GÁS

DELIM GÁS

19 de maio de 2017

CNM lança mandala que ajuda Municípios a localizarem os ODS

Durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, os participantes puderam conhecer a Mandala de Desempenho Municipal. A ferramenta, lançada oficialmente na tarde do dia 18 de maio, vem com a proposta de orientar os gestores sobre como implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível local.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início a um movimento global com a divulgação dos ODS. Ao todo, são 17 objetivos que englobam temas transversais, como redução das desigualdades, acesso à água limpa e saneamento, consumo consciente, entre outros.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entende que os Municípios brasileiros são essenciais para que os ODS sejam efetivamente concretizados. Nos últimos meses, a entidade tem articulado com organizações internacionais visando aproximar os gestores brasileiros do tema.


Em parceria com o Programa das Nações Unidas (Pnud), a CNM produziu uma cartilha explicando cada um dos objetivos, separadamente, e de que forma os Municípios podem aderir ao movimento. Outro produto, que servirá de linha de base para que os gestores consigam dar andamento, bem como monitorar a implementação dos ODS.

A cartilha pode ser acessada gratuitamente na biblioteca virtual da CNM, por todos aqueles interessados no tema. Já a mandala, está disponível em uma plataforma voltada aos Municípios contribuintes. Entre em contato com a área Institucional da entidade e saiba como se filiar à CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário