DELIM GÁS

DELIM GÁS

8 de maio de 2017

Em apoio à luta contra o lúpus, cúpula do Senado será iluminada com a cor roxa

Nesta segunda-feira, 8 de maio, a cúpula do Senado será iluminada com a cor roxa em apoio à campanha de conscientização na luta contra o lúpus. A ação será realizada em homenagem ao Dia Mundial do Lúpus, celebrado em 10 de maio.

A iluminação especial foi solicitada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que ressaltou a necessidade de alertar as pessoas e de conscientizar a sociedade sobre esta e outras doenças graves e raras. Segundo a senadora, além da saúde debilitada, doentes e suas famílias têm de conviver com altos custos de tratamento e dificuldades na obtenção de remédios gratuitos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva. São conhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta com manchas na pele, e o sistêmico, em que um ou mais órgãos internos são atingidos.

A doença, segundo a SBR, pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, mas é muito mais frequente nas mulheres, principalmente entre 20 e 45 anos. Não há números exatos sobre a incidência do lúpus no Brasil, mas as estimativas indicam que existem cerca de 65 mil pessoas com a doença. A Sociedade Brasileira de Reumatologia avalia que uma em cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.


Agência CNM, com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário