DELIM GÁS

DELIM GÁS

6 de maio de 2017

Plataforma digital que permite acesso rápido a informações começa a funcionar

Uma ferramenta que pretende oferecer mais celeridade no acesso às informações públicas. Foi lançada nesta sexta-feira, 5, o GovData, plataforma digital que reúne as principais bases de dados do governo federal de forma a permitir o acesso mais ágil a informações e o cruzamento de dados de órgãos da administração pública.

O novo recurso deve ampliar a eficiência na utilização de recursos públicos, aprimorar políticas públicas e auxiliar no combate à corrupção. O GovData começa a funcionar com as 20 bases de dados mais acessadas do governo federal como o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Sistema Integrado de Administração do Financeira do Governo Federal (Siafi), o Cadastro Único Social e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Até o mês de agosto será ampliado para 30 o número de bases de dados disponíveis. Podem usar o serviço os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal. Para que um órgão tenha acesso às bases de dados ele deverá firmar um contrato de utilização. Com a plataforma digital será possível, por exemplo, fazer o cruzamento de dados de programas sociais com a renda de cidadãos de forma mais rápida e descobrir se uma pessoa que já morreu continua recebendo um benefício social.

Agência CNM, com informações da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário