DELIM GÁS

DELIM GÁS

9 de junho de 2017

Biblioteca Pública Donatilla Dantas completará 60 Anos de inauguração de seu prédio próprio

Foto da inauguração: 21/07/1957 (Donattila Dantas)
Foto: Donatilla Dantas em frente a biblioteca (21/07/1957)
Secretária Gracinha de Marieta (27 anos na Biblioteca)
No dia 21 de julho de 2017 a Biblioteca Donatilla Dantas, da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, completa 60 anos de inauguração do seu prédio próprio, localizado a Rua José Azevedo, 67, centro. A biblioteca foi fundada em 21 de dezembro de 1947 e inicialmente começou a funcionar na casa de Dona Desidéria e após na Escola Caetano Dantas. Dez anos depois passou a funcionar no seu prédio próprio.

O atual prédio foi construído pela prefeitura municipal, na gestão do então e saudoso Dr. Anatólio Cândido de Medeiros, 1º prefeito constitucional de Carnaúba dos Dantas.

A idealização da biblioteca foi da carnaubense Donatilla Dantas que era servidora pública federal do Tribunal Superior Eleitoral desde os tempos em que a capital do Brasil era no Rio de Janeiro.

Usando da sua influência com autoridades importantes, Donatilla conseguiu implantar a nossa biblioteca que ainda hoje contribui com a comunidade na leitura, nas artes e na cultura. A entidade - que é dirigida por Dona Desinha -pertence a Fundação Educativa que leva o nome da saudosa carnaubense.

O blog fez uma rápida visita na instituição e foi recebido pela secretária Maria das Graças (Gracinha de Marieta de Chico de Preá), servidora municipal cedida, que há 27 anos trabalha na biblioteca. Viajei no passado aonde crianças e jovens como eu buscavam nos seus livros o conhecimento numa época em que possuir uma máquina de datilografia ou livros era coisa de rico.

Certamente, tanto a entidade quanto o poder público realizarão uma bonita festa de aniversário.

Matéria e fotos: Tota de Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário