DELIM GÁS

DELIM GÁS

5 de junho de 2017

Carnaubense Marcus Paulo se destaca na UFRN na produção de robôs

Marcus Paulo (com carrinho amarelo)
Robótica parece ser um assunto muito distante da nossa realidade, principalmente nas escolas públicas do país, que na maioria das vezes, possuem estruturas precárias e poucos recursos. Nesse contexto surge o projeto Um Robô por Aluno (URA), da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como objetivo ensinar lógica de programação, eletrônica e robótica aos alunos de escolas públicas de Natal.

O projeto iniciou com o professor Aquiles Burlamaqui e Luiz Eduardo Leite no Laboratório Natalnet. Hoje é coordenado pelo professor Orivaldo Santana que trabalha em conjunto com os discentes William Ribeiro e Marcus Paulo Dantas, que também fazem parte do Grupo de Interação Maker (GIM), para sempre melhorar o programa.

“Para nós, a questão da pesquisa é um desafio”, disse Marcus Paulo, “Temos que deixar o projeto o mais simples possível para que uma criança de qualquer idade possa entender”.

William explica que os robôs são construídos majoritariamente com materiais recicláveis ou de baixo custo, com o objetivo de baratear o produto final e fazer com que as escolas adotem o projeto em sua grade curricular. Conta que a placa de Arduino é feita no laboratório da ECT e outras peças são confeccionadas em impressora 3D. O modelo atual utilizado nas aulas gira em torno de R$50,00 reais, mas com a parceria que pretendem firmar com o setor de materiais da UFRN para conseguir materiais, a tendência é que o custo baixe ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário