DELIM GÁS

DELIM GÁS

26 de junho de 2017

Saque do PIS/Pasep pode ser realizado até 30 de junho

Termina na sexta-feira, 30 de junho, o prazo para sacar o abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O abono se refere ao ano-base 2015 e pode variar de R$ 78 a R$ 937, patamar atual do salário-mínimo. O valor depende do tempo trabalhado formalmente em 2015.

O abono PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil. O primeiro destina-se a trabalhadores do setor privado e o segundo a servidores públicos. O Ministério do Trabalho alerta que, encerrado o prazo para o saque, os valores não requeridos são destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Têm direito ao benefício trabalhadores inscritos nos programas há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, destaca-se que é necessário que os trabalhadores tenham tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Saque

Para retirar o abono, o trabalhador que tiver o Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. No entanto, caso não tenha o cartão, o valor pode ser recebido em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação.

No caso dos servidores públicos, deve ser verificado se o Pasep foi depositado em conta. Se isso não for realizado, é necessário se dirigir a uma agência do Banco do Brasil portando o documento de identificação.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário