DELIM GÁS

DELIM GÁS

10 de julho de 2017

Imposto de Renda 2017: consulta ao 2º lote começa nesta segunda, 10

A Receita Federal do Brasil (RFB) liberou nesta segunda-feira, 10 de julho, a consulta ao segundo lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2017. Os depósitos começam no dia 17 de julho. A Receita informou que este lote também abrange restituições residuais de 2008 a 2016.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita ou, ainda, pelo aplicativo para tablets e smartphones. As ferramentas facilitam a consulta à declaração do Imposto e à e situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF), diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

De acordo com a Receita, o segundo lote do Imposto de Renda de 2017 vai distribuir R$ 2,53 bilhões para 1,34 milhão de contribuintes. Desse total, 664.547 são idosos e 55.259 possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, totalizando R$ 1,48 bilhão.


Cerca de 771 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2016. A omissão de rendimentos está entre as principais causas para o contribuinte cair na malha fina, além das inconsistências referentes a despesas médicas. O contribuinte pode verificar se está na malha fina por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), por meio do extrato do IR.

A Receita explica que, para ajustar a situação, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Resolvida a questão, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda

Acesse aqui o site da Receita

Agência CNM, com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário